Pular para o conteúdo principal

Costumes funerários egípcios.

Ilustração egípcia do Tribunal de Osíris, onde estão pesando o coração de uma pessoa e comparando-o com o peso de um pena.

Existem milhares de assuntos sobre os quais eu posso escrever quando falamos sobre o Império Egípcio, o que torna a escolha ainda mais difícil. Mas, depois de pensar bastante, escolhi falar sobre os costumes funerários.

Não é sobre os costumes funerários em si, mas sobre as crenças que eles tinham sobre a vida após a morte, como comparecer ao Tribunal de Osíris. Para chegar até esse tribunal, Anúbis conduzia o morto e lá a decisão de ir para os Campos da Paz ou para o purgatório era feita através da relação do coração dele com uma pena. Se o coração fosse mais pesado, a alma dessa pessoa estaria perdida e o coração seria comido por Ammit, sendo impossível viver após a morte.

Além disso, é estranho deixar pertences do morto junto a ele no túmulo, já que esses mesmo pertences podem pertencer a outras pessoas também e porque, na teoria, ele não usaria mais. Porém, é necessário pensar que a cultura do povo e a mentalidade deles é diferente da nossa (pelo menos, da minha), que estamo na Idade Contemporânea.

Apesar disso, creio que esse aspecto tenha algumas coisas a ver com os costumes funerários na Era Cristã, onde muitas pessoas também crêem na vida após a morte e no tribunal, mas com algumas diferenças. Não há como ter passado séculos e nada, ou tudo, ter mudado…

Escrito por Larissa Parkert.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto LXXXVIII - William Shakespeare.

 Quando me tratas mal e, desprezado, Sinto que o meu valor vês com desdém, Lutando contra mim, fico a teu lado E, inda perjuro, provo que és um bem. Conhecendo melhor meus próprios erros, A te apoiar te ponho a par da história De ocultas faltas, onde estou enfermo; Então, ao me perder, tens toda a glória. Mas lucro também tiro desse ofício: Curvando sobre ti amor tamanho, Mal que me faço me traz benefício, Pois o que ganhas duas vezes ganho. Assim é o meu amor e a ti o reporto: Por ti todas as culpas eu suporto. William Shakespeare.

Google Word Coach

   Você conhece essa ferramenta do Google? Não? Então eu vou te explicar...    Para quem está ou quer treinar o Inglês, esse truque é ótimo para ajudar na memorização de palavras, objetos, etc. Além disso, é super fácil de acessar, basta digitar  "Google Word Coach"  no seu navegador que, no celular, é aberta essa ferramenta.       Não está disponível em todos os países, como por exemplo os Estados Unidos que a língua oficial é a Língua Inglesa, mas no Brasil e outros países da América Latina está. E já que temos essa alternativa de treinar o vocabulário, temos que aproveitar. Inclusive, a própria ferramenta envia notificações no seu celular para você não esquecer de treinar.      É muito fácil e legal, não é? Você já achou uma maneira de improve your English e eu espero ter te ajudado com este texto. Até a próxima! Escrito por Larissa Parkert.

Os Viajantes e o Urso - Esopo

Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou: – O que o urso estava cochichando em seu ouvido? – Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo. Moral da história: A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade. Esopo.