1. Use um corretor ortográfico.
Há muitos erros que passam despercebidos pelos nossos olhos, então um bom e velho corretor ortográfico pode te ajudar a identificar erros na ortografia e erros de concordância nos seus textos.
2. Leia seu texto em voz alta.
Seu ouvido pode processar informações de formas diferenciadas, então ao escutar o que você escreveu pode perceber falhas que, muitas vezes, seu pensamento poderia não reconhecer.
3. Tenha um dicionário por perto.
Pode até ser um dicionário digital, mas é de extrema importância que você procure saber a forma certa de escrever as palavras, pois além de o leitor poder entender, você aprenderá palavras novas.
4. Use post-its.
Se você é amante de post-its, pode aproveitar e escrever erros que você geralmente tem dificuldade e colar pelo seu quarto ou no seu computador. Além de ajudar, isso fará com que o ambiente fica mais bonito!
5. Escreva em um ambiente silencioso.
O silêncio é parceiro do foco, e o foco nos ajuda a escrever melhor, é claro!
6. Dedique-se à gramática.
Se você tem um tempo livre, aproveite para estudar gramática. A cada regra de gramática que você estudar, você terá mais certeza que irá errar menos.
7. Peça ajuda.
Em caso de dúvida que nem a internet e nem o dicionário pode te ajudar, o jeito é pedir ajuda para outra pessoa! Uma professora, um amiga que entende do assunto, ou alguém que te faz entender melhor que quando você lê em um livro, será excelente pra isso.
Comentários
Postar um comentário