Pular para o conteúdo principal

E se o Brasil não tivesse sido colonizado pelos portugueses?

Mapa Antigo do Brasil - Cartografia … | Cartografia, Mapa brasil ...


Novamente, me inspirei a escrever lendo mais uma crônica de Ruy Castro, desta vez com "Ao alcance da nossa gratidão". Nessa obra, o autor fala, principalmente, de D. João VI e como ele era e é tratado. No decorrer da sua escrita, Castro aponta a obra de Luiz Edmundo, publicada em 1937 que descrevia D. João como ridículo, repulsivo e que merecia dó. Ainda conta que se dependesse de Edmundo, o Brasil seria francês. Isso me fez refletir - tudo me faz refletir, na verdade - sobre a origem do Brasil. 

     E se o Brasil tivesse sido colonizado por espanhóis ou franceses e não pelos portugueses? O que teria sido diferente? A Espanha e a França tiveram, sim, envolvimento na colonização do nosso país. Mas, e se o Brasil não tivesse sido "readquirido" por Portugal? 
    Nossa cultura, certamente, seria diferente. Quem sabe, iríamos preferir croissant ao invés de pastel e tourada em vez de samba. Seria meio maluca essa mistura toda... Mas, devemos nos lembrar que o Brasil foi se criando a partir da miscigenação de vários povos, da imigração e de várias culturas muito diferentes entre si. Podemos afirmar que o nosso país é o mais cultural do mundo. Pelo menos, eu acho isso, apesar dele ser meio subdesenvolvido e "perder cérebros" para países mais desenvolvidos.

Escrito por Larissa Parkert.

Mais uma coisa: se quiser ler a crônica de "Ao alcance da nossa gratidão", clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto LXXXVIII - William Shakespeare.

 Quando me tratas mal e, desprezado, Sinto que o meu valor vês com desdém, Lutando contra mim, fico a teu lado E, inda perjuro, provo que és um bem. Conhecendo melhor meus próprios erros, A te apoiar te ponho a par da história De ocultas faltas, onde estou enfermo; Então, ao me perder, tens toda a glória. Mas lucro também tiro desse ofício: Curvando sobre ti amor tamanho, Mal que me faço me traz benefício, Pois o que ganhas duas vezes ganho. Assim é o meu amor e a ti o reporto: Por ti todas as culpas eu suporto. William Shakespeare.

Google Word Coach

   Você conhece essa ferramenta do Google? Não? Então eu vou te explicar...    Para quem está ou quer treinar o Inglês, esse truque é ótimo para ajudar na memorização de palavras, objetos, etc. Além disso, é super fácil de acessar, basta digitar  "Google Word Coach"  no seu navegador que, no celular, é aberta essa ferramenta.       Não está disponível em todos os países, como por exemplo os Estados Unidos que a língua oficial é a Língua Inglesa, mas no Brasil e outros países da América Latina está. E já que temos essa alternativa de treinar o vocabulário, temos que aproveitar. Inclusive, a própria ferramenta envia notificações no seu celular para você não esquecer de treinar.      É muito fácil e legal, não é? Você já achou uma maneira de improve your English e eu espero ter te ajudado com este texto. Até a próxima! Escrito por Larissa Parkert.

Os Viajantes e o Urso - Esopo

Um dia dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou: – O que o urso estava cochichando em seu ouvido? – Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo. Moral da história: A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade. Esopo.