Todos somos cidadãos desde que nascemos, desde que fazemos algo pela nossa cidade e pela nossa vida. Devemos zelar por tudo e contribuir, porque o que nós pagamos, ou seja, os tributos, são para a geração de coisas com fins para o bom funcionamento de tudo o que nos cerca ou necessitamos, como estradas, saúde e educação.
Temos que ter a convicção de que esperar para que tudo seja feito sem esforço é utopia, é necessário participação. Todos somos cidadãos de consciência e ser cidadão é participar, principalmente, defendendo melhores condições de vida, e contribuir com impostos é uma forma. Não é justo que só algumas pessoas pessoas contribuam. A sonegação é uma traição a si próprio, quando esses cidadãos não pensam no retorno destes impostos. Eles, muitas vezes, não pagam tributos que servem para melhorias, causando conflitos.
Mas, afinal, ser ou não ser um bom cidadão? Cabe a cada um? Sim. Sim, para ser um bom cidadão e para cabe a cada um escolher. O que, decerto, é possível saber, é que se uma nação tiver bons cidadãos ela irá crescer e se desenvolver. Uma nação desenvolvida terá boas condições de vida para seus cidadãos.
Escrito por Larissa Parkert, em 28 de agosto de 2019.
Comentários
Postar um comentário