Já podeis, da Pátria filhos
Ver contente a mãe gentil
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Já raiou a liberdade
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil
Quem conhece essa parte do Hino da Independência lembra, com certeza, da data de 7 de setembro de 1822.
O dia em que Dom Pedro I proclamou o Brasil independente de Portugal. A partir daquele dia, o Brasil deixava de ser uma colônia para se tornar um império. Mas, não vai pensando que foi fácil, não! Tiveram que suar bigodes pra isso...
A população estava desgastada com a relação da Elite com Portugal, estavam ocorrendo várias revoltas e, além de tudo, a corte portuguesa queria a volta de D. Pedro à Portugal ocasionando o Dia do Fico. Claro, existiram outros motivos também para levar àquele dia tão importante para o povo brasileiro mas não vou listar todos.
Quando o príncipe regente soube da situação e que a princesa Leopoldina havia convocado uma sessão extraordinária, em que ficou decido que era a hora de declarar a independência, ele estava às margens do Rio Ipiranga e gritou: "Independência ou morte!"
Apesar de independente, o Brasil não estava livre de dificuldades e ainda não está, mas isso faz parte da história de todas as nações. Será que nós, humanos, iríamos sossegar sem nada de interessante?
Escrito por Larissa Parkert.
Comentários
Postar um comentário